Famous Architects: 3 das arquiteta mulheres mais famosas

Famous Women Architects of Modern History: Sophia Hayden Bennett, Marion Mahony Griffin, Eileen Gray

 

A maioria dos livros sobre história arquitetônica deixa a impressão de que os homens, acima de tudo, moldam a arquitetura no século XX. Na verdade, essa é uma abordagem bastante discriminatória para o assunto. Além de Le Corbusier, Mies, Wright e Kahn, é melhor conhecer os nomes de algumas damas que também são de grande importância para a arquitetura moderna e contemporânea.

Gostaríamos de chamar sua atenção para alguns deles e aconselhá-lo a cumpri-lo: todos eles desenharam alguns de seus edifícios notáveis.

Sophia Hayden Bennett

Sophia Hayden Bennett nasceu em 1869 em Santiago, no Chile. Seu pai era um local e a mãe - americana. Ela era uma das poucas mulheres de seu tempo para receber um diploma acadêmico em arquitetura. Isso aconteceu na Escola de Arquitetura.

Sophia Hayden Bennett se formou em 1890 e, em 1891, foi convidada para a Exposição Colombiana Mundial em Chicago. Ela deve participar da competição pelo projeto da Woman'sBuilding. Seu design também foi seu projeto de graduação e ele apresentou um prédio de três andares ao estilo do Renaissance Renaissance italiano. Ganhou o primeiro prêmio de todas as 13 propostas.

Sophia Hayden Bennett

famosos arquitetos femininos sophia hayden bennett

Sophia Hayden Bennett tinha 21 anos na época e obteve US $ 1.000 por seu projeto. Um homem conseguiria dez vezes mais pelo mesmo desempenho naquele momento. Durante a construção, ela sofreu muita pressão e teve que fazer muitas mudanças. Ela ficou doente como resultado e teve que ir a um sanatório para se recuperar.

Depois disso, ela nunca mais trabalhou como arquiteta e na sociedade isso foi tomado como evidência de que uma mulher não deveria trabalhar como arquiteta.

Marion Mahony Griffin

Também Marion Mahony Griffin é uma das mulheres mais valentes entre os famosos arquitetos dos últimos tempos. Ela era uma empregada de Frank Lloyd Wright. Griffin nasceu em 1871 e também estudou na Mit School of Architecture.

Em 1894, ela começou a trabalhar para sua prima e conheceu muitos arquitetos famosos lá. Um deles foi Frank Lloyd Wright e ela foi a primeira pessoa que contratou. Griffin criou os diferentes retalhos de cores aquáticas encontrados em suas casas de estilo Prairie.

Marion Mahony Griffin

famosos arquitetos mulheres marion mahony griffin




Sua colaboração terminou em 1909, quando Frank Lloyd Wright partiu para a Europa. Ele queria lhe dar as ordens do estúdio, mas ela falou. Ela foi contratada pelo seu sucessor. Na verdade, ela recebeu o sobrenome de Griffin, com quem ela é conhecida hoje, apenas em 1911, quando se casou com Walter Burley Griffin, que também trabalhou na Wright.

Eileen Gray

Eileen Gray nasceu em uma família aristocrática rica em Enniscorthy, Irlanda, em 1878. Estudou história da arte em Londres e depois mudou-se para Paris. Em 1902, ela continuou seus estudos lá. Seu conhecimento profissional em trabalhos de laca permitiu que ela abriu um estúdio conjunto com o artesão japonês SeizoSugawara. Não só ela aperfeiçoou suas habilidades, mas também foi contratada por clientes ricos para projetar projetos de interiores.

Eileen Gray

Berenice Abbott Fotografia de Eileen Gray, 1927, NMIEG: 2003.569, Eileen Gray Collection II

Com base em sua experiência, ela construiu a casa E-1027 para ela e seu amante, Jean Badovici.

A casa E-1027

famosos arquiteto-mulheres-moderna arquitetura



A casa está localizada no sul da França e seu design levou a experimentos muito ousados ​​com móveis. Eles foram fortemente influenciados pela arquitetura e permaneceram algumas das peças mais distintivas do design de interiores até o momento.

-arquiteto-mulheres famosas, Eileen Gray Cadeirinhas

Eileen-style cinza Bibendum-replica-cadeira famoso arquiteto-mulheres

famosos arquiteto-mulheres-moebeldesign

Depois de se separar de seu amante, Eileen Gray não queria visitar a casa E-1027 com tanta frequência. Mas Le Corbusier estava obcecado com isso. Ele se mudou para uma casa próxima e até invadiu uma vez para manchar a casa com suas próprias pinturas.

As mulheres desempenharam um papel crucial no desenvolvimento do design de interiores e da arquitetura. Estas três senhoras são um exemplo de por que vale a pena explorar sua contribuição.